quinta-feira, 22 de março de 2012

Imigrei e agora?


Para mim que nao moro mais no Brasil ha 11 anos, mesmo tendo ido varias vezes e ficado ate por 18 meses la, eu ainda estava de ferias, sem vinculo de trabalho, estudo ou rotina, so estava vivendo a vida, como uma aposentada precoce, como eu me descrevia.
Mas quando a gente decide morar num outro pais e refazer a vida, reconstruir nossa historia, ai é outra estoria!
Ja me sinto dividida desde 2001 quando conheci as terras australianas. Quando a gente decide morar forar do nosso  pais, perdemos o ninho. Nao pertencemos a um so lugar, somos do mundo.
Sensaçao boa de liberdade.
Sensaçao desconfortavel de nao ter raizes profundas.
Para mim nao é mais possivel me sentir totalmente inteira no Brasil, pois sempre sentirei falta das vantagens dos outros paises nos quais que vivi, como ao mesmo tempo, nunca serei local, nascida, criada, em nenhum outro pais que nao o nosso tupiniquim verde e amarelo.
A espera para a vida começar a acontecer num outro pais se inicia desde os primeiros passos do processo para sermos aceitos pelo pais escolhido, independente do motivo e de qual processo fazemos. E depois, a espera continua quando  finalmente  chegamos  sao pais e reiniciamos toda a nossa vida.
Começa entao, a espera para a profissao acontecer, o dinheiro se fazer, o numero de amigos aumentar, decidirmos em qual profissao vamos edificar nossa energia, onde vamos morar, comprar ou alugar um imovel e etc.
Vamos mudar de provincia? Ingles, frances, bilinguismo? 
Estudar tempo integral ou trabalhar? Da para trazer a familia? E por ai aumenta a lista das incertezas.
Existem as doenças do imigrante e nao é sem motivos, nosso nivel de stress é alto e constante, a qualidade do nosso sono, sonhos, alimentaçao, saude (e doenças) é alterada.   Nos estamos alterados.
E permanentemente!

8 comentários:

  1. Oi Mell,

    Tudo bem?
    Acabei de achar seu blog e ler ele todinho, adorei!

    Eu entendo perfeitamente o que voce sente, afinal temos até uma historia meio parecida. mas nao se preocupe com o tempo voce vai se acostumando e ate gostando da vida por aqui. Sei que Quebec nao eh nada facil, ou melhor, nao existe nada de ruim, o que estraga Quebec sao os quebecois, e isso voce soh vai perceber com o passar dos anos,se ja nao percebeu!

    Tb sofri bastante quando mudei pra ca, primeiro me apaixonei pelo pais mas depois com o dia a dia a gente ve que toda familia tem seus podres, ne? So fui me entregar de coracao mesmo depois que mudei para Ottawa, quando realmente tive um grau de comparacao onde podia tirar Montreal do mapa. Mas depois de morar na Arabia Saudita descobri que Montreal era o paraiso na terra (odeio aquele lugar com todas as minhas forcas!), agora dificl mesmo foi voltar para ca depois de morar em Bahrain, nao, la nada funciona, mas a gente eh tao mimado, nunca coloquei um guardanapo no meu proprio colo nos restaurantes em 1 ano e meio morando la, soh para vc ter uma ideia! Depois de morar no Oriente Medio, qualquer hotel 5 estrelas no resto do mundo eh motel de beira de estrada, se eu queria uma coca cola ligava pro door man e ele ia no mercado do outro lado da rua comprar, tinha 2 empregadas, e por ai vai.. E chega o dia de voltar pra casa, chega o inverno e se voce quer uma coca cola tem que vestir 20 camadas de roupa (um dia vc comeca a desistir e ve que da para vestir menos!) para ir no mercadinho que fica do lado do seu predio, compra sua casa e tem que cortar sua grama e tirar a neve, e por ai vai... Se sente miseravel e lembra como vc se achava a pessoa mais rica desse mundo em Bahrain (mesmo nao sendo), mas o tempo passa e vc se acostuma (ou seria reacostuma?) com a realidade e a vida fica linda outra vez!

    Tenho certeza que logo voce estara mais em sintonia com o pais... (Ah e sim, tb ODEIO o sistema de saude Canadense, mas ainda prefiro do que o do nosso Brasil).

    Te deixo aqui pq ficou longo pacas, desculpa ai! :). Adorei ter encontrado teu blog e quem sabe possamos um dia passar do virtual para o real...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciana,

      Estou tentando viver bem e voce? Como esta a vida em Ottawa?
      Alias ha quanto tempo vc mora no Canada?

      Primeiramente, me desculpe a ausencia de resposta por tao longo periodo!

      Ainda estou muito ocupada com o processo de largada para minha carreira comecar a acontecer em Montreal, e olha que desembarquei em terras canadenses ha mais de 31 meses! E ainda me sinto na linha de largada :(

      Muito interessante sua jornada e experiencias de viagens. Obrigada por compartilhar no nosso espaco.

      Obrigada pelos elogios, da mais gana para gente arrumar tempo para postar informacoes no Blog :)

      Quando temos um paralelo de comparacao maior, fica maior tambem nossa dificuldade de se apaixonar por essa provincia.

      Os ignorantes sofrem menos, ja dizia um grande professor meu.

      Eu concordo a plenos pulmoes.

      Quem chega aqui, vindo direto de um dos paises em desenvolvimento da America do Sul, fica deslumbrado ate com o sistema de saude do Quebec!!!!

      E muito mais com o transporte publico, mas nunca exerenciou o modelo europeu!

      Que pena!!

      Obrigada pela visita, volte sempre e deixe seu recadinho.
      Bjinhos xox

      Excluir
  2. Depois de tanto tempo morando aqui, posso concluir q por mais adaptada q esteja; ter uma casa confortavel, uma seguranca financeira e outros beneficios q conseguira em curto espaco,ainda sentira como hospedada na "casa do vizinho".Imagina quem nao consegue esta seguranca? Acho a imigracao um risco enorme, mas admiro quem tenta.

    ResponderExcluir
  3. Well , eu tbem imigrei por casamento pq se nao fosse por isto, nao estaria aqui nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marilia,

      Obrigada pelo seu post.

      Eu costumo usar o termo de sem ninho para definir o imigrante.

      Perdemos a sensacao boa de belonging, de que pertencemos verdadeiramente ao lugar onde estamos.

      Mas foi uma opcao que cada um de nos fez, nao?
      Pagamos o preco. Colhemos os frutos.

      Boa sorte na sua jornada e volte sempre.
      Bjins xox

      Excluir
  4. Olá Mell.

    Minha esposa é psicóloga, porém, sem mestrado (e consequentemente sem doutorado).

    Tem experiência em clínica, cursos de pós graduação no assunto e etc...

    Estamos considerando a possibilidade da imigração, e pensei em perguntar se você saberia informar quais seriam as atividades profissionais que ela poderia vir a desenvolver quando reconhecerem a graduação dela aí.

    Em tempo, há bolsas de estudo remuneradas para o mestrado e depois douturado, ou atividades que a pessoa pode desenvolver enquanto está estudando?

    Obrigado Mell,
    e sucesso por aí!
    J. Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola J.Pedro,

      Obrigada por sua visita e por vir postar suas duvidas aqui no nosso Blog.
      Vamos la, vou tentar dar minha opiniao e usando minhas experiencias pessoas, espero ser de alguma ajuda na suas buscas por respostas.

      *quais seriam as atividades profissionais que ela poderia vir a desenvolver quando reconhecerem a graduação dela aí.
      Fiz meu processo de equivalencia no MICC e junto a OPQ.
      Como psicologo é ilegal procurar emprego, apesar de ter o bacharelado reconhecido.

      Me repetindo, sempre digo que cada experiencia é pessoal e diferente.

      Mas infelizmente nao conheco nenhum psicologo em Montreal que trabalhe na area clinica, ou ao menos num emprego proximo na area.
      Mas conheco sim uma que trabalha no setor de RH.
      Mas fala frances desde a infancia e veio para o QC fazer intercambio num programa de doutorado.

      Sua esposa pode levantar uns dolares para pagar contas e sobreviver com qualquer trabalho que ela tenha experiencia anterior, baby sitter, trabalho em hotelaria, atendimento ao cliente, etc...
      É usar a imaginacao, ser flexivel e nada exigente.

      Para usar meu exemplo pessoal, eu trabalho como baby sitter de uma garotinha.

      *Em tempo, há bolsas de estudo remuneradas para o mestrado e depois douturado, ou atividades que a pessoa pode desenvolver enquanto está estudando?

      Sempre ha essa possibilidade, valores dependerao, de novo, da situacao familiar ou individual. Eles analisam total de rendimento de casal, se voce é casado para disponibilisarem os valores.

      Trabalhar enquanto estuda, depende da sua carga de creditos etc, mas muita gente trabalha durante as ferias de verao, pois sao mais longas.

      Ou ainda ha chances de ser assistente de professores na universidade.

      Para mestrado, CAD 15$/hora, maximo de 20 horas por semana. Mas vai depender de que universidade voce estara inscrito.
      Esses valores que te passo sao da universidade Concordia.

      Da uma olhadinha nesse post, talvez possa ajudar com mais umas ideias na carreira da sua esposa.

      http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8324812629506916544#editor/target=post;postID=2382956850076014560

      Otima sorte nas decisoes.
      Espero ter sido util.
      Até +. :)

      Excluir
  5. Obrigado pela resposta Mell.

    Realmente, o encaixe à vida em outro país é algo muito demorado e complexo.........

    Aliás, gostaria de dizer que adorei sua sinceridade ao fazer aquela lista de tudo que não gosta daí do Canadá. Foi o primeiro imigrante que vi fazer isso, e achei aquilo tudo muito, muito significativo, pois mostra muito da realidade cotidiana daí, ainda mais para quem sai daqui esperando um "lugar perfeito".

    Graças a blogs como o seu, e mais alguns outros que acompanho, minha visão sobre 'a vida' do imigrante aí está muito mais amadurecida, e eu só tenho a agradecer a pessoas como você, que se dispõe a expor as experiências, ajudando os outros que pensam em entrar no mesmo barco.

    Então, obrigado novamente Mell, e boa sorte na sua vida por aí!

    José Pedro

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx